Titula o cido base 1
Nome, matrícula e turma:
Leonardo Pereira Namoratto - 201407047116 - 3087
Clarissa Salgado - 201201299951 - 3062
José Luiz Silva Araújo - 201402074581 - 3086
Wilson Santos - 201408023822
Flaviane Vieira - 201301574971
Capítulo 1
Introdução
A titulação consiste em uma análise volumétrica, ou seja, é o processo utilizado em laboratório quando se quer determinar a concentração em mol/L de alguma solução. Mais especificamente ainda, como feito em nosso experimento, a titulação ácido-base é realizada utilizando uma reação ácido-base quando se quer determinar a concentração de um dos dois.
A substância do qual conhecemos a concentração, nesse processo é denominada titulante. Para o nosso experimento, o titulante é o composto básico hidróxido de sódio(NaOH). Esta é utilizada para medir a concentração do titulado, que no nosso caso é o ácido clorídrico(HCl), através de uma reação entre as duas. Como sabemos, a reação ácido-base gera um composto com pH neutro(pH≅7), e por isso é denominada reação de neutralização. No nosso caso, a reação é a seguinte:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
Essa é uma informação importante nesse experimento, porque observaremos na titulação ácido-base, através de um ou mais indicadores(no nosso caso utilizamos o alaranjado de metila e a fenolftaleína) o ponto de equivalência ou ponto de viragem da substância. Esse ponto é o ponto no qual a reação se completa. Há um modo muito simples de determinar esse ponto.
Esse modo é adicionarmos vagarosamente mais do titulante, o hidróxido de sódio, com o auxílio de uma bureta graduada em um erlenmeyer em que previamente colocamos um certo volume do titulado, o ácido clorídrico e o indicador, o alaranjado de metila ou a fenolftaleína. Então, observamos o ponto no qual o indicador mudará de cor, já que, a medida que a reação se completa, o pH da substância vai se tornando mais básico.
Com isso obteremos o volume de hidróxido de sódio necessário para neutralizar o volume que