Tiros em columbine
O documentário discorre sobre a cultura de medo vivida pelos norte-americanos incentivada pela mídia e a indústria armamentista. É necessário ter uma arma para proteger a sua família e propriedade, não se pode confiar em alguém que lhe pede informação ou brinque com seu filho, todos são inimigos, esse é retrato do individualismo americano.
A tradição do porte de arma dos cidadãos é fomentada pelo estado e sua indústria de guerras, que gira bilhões de dólares na economia norte-americana. Afinal, o que fazer com a quantidade de armamento que é produzida nos Estados Unidos? O estado encontrou duas formas: a primeira, legalizar e incentivar o uso de armas à civis e a segunda, usar seu arsenal bélico para intervir em questões que não lhe diz respeito. Dessa forma, são responsáveis diretos por massacres de milhões de civis ao redor do mundo, inclusive, apoiando vários ditadores e o próprio Osama Bin Laden, responsável pelo atentado de 11 de setembro.
A especialidade da mídia americana sempre foi instigar o medo, o ódio e o preconceito, vale tudo na busca de audiência. Especialmente depois do atentado a população tinha mais um temor, o terrorismo. Ainda hoje, qualquer árabe é visto como um potencial terrorista e o governo com a invasão ao Afeganistão e Iraque e suas medidas restritivas de imigrantes nutriu ainda mais o ódio e medo na sociedade. A respeito da questão