Tirania
O QUE É TIRANIA ?
Tirania (do grego “tírranos”) designava um governo ilegítimo, ou seja, teria sido constituído de forma legal. O conceito moderno de tirania, pode ser comparado a um poder absolutista, desportista ou ditatorial. Tirania também pode ter outros sentidos como
Tirania da comunicação, da paixão e entre outros.
TIRANIA GREGA
A tirania grega, se caracterizava pela tomada do poder pela força e pelo governo sem respeito às leis.
Os tiranos atenienses obtiveram apoio das classes mais pobres que passaram a proteger da nobreza tradicional.
Pisístrato (561 – 527 a.C.)
Tinha grande prestigio junto às classes populares da região. Em seu governo, impôs a divisão das grandes propriedades e a distribuição de terras para aqueles que tivessem poucas posses. Além disso, estabeleceu várias obras públicas que deram emprego aos atenienses e organizou diversos eventos esportivos e religiosos.
Hípias e Hiparco (514 a.C – 510 a.C)
O governo de ambos seguiu um tom moderado, sem muitas ações de impacto.
Entretanto, em 514 a.C., a morte de
Hiparco pelas mãos de um aristocrata acabou fazendo com que Hípias empreendesse diversas ações de perseguição contra as elites da cidade. Seu comportamento acabou promovendo a sua expulsão de Atenas, no ano de 510 a.C.
Iságoras (510 a.C – Começo da Democracia)
assumiu o posto de tirano restabelecendo os antigos privilégios dos aristocratas atenienses. Suas ações acabaram acendendo uma violenta reação dos populares na cidade.
Visando manter-se no cargo, Iságoras convocou os espartanos para intervirem na cidade, mas acabaram sendo expulsos pelos atenienses. Nessa nova situação de conflito, o aristocrata Clístenes acabou mobilizando o apoio necessário para que ascendesse ao poder a fim de desenvolver uma ordem política democrática à cidade.
MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do
Renascimento. Nasceu na cidade