TiposdePersonalidades 20140902173319
4549 palavras
19 páginas
Aconselhando o líder tóxicoEscrito por:
Manfred F.R. Kets de Vries
Executivos seniores têm a capacidade de criar um ambiente de trabalho saudável, onde os funcionários possam crescer e desempenhar suas funções da melhor forma possível — ou criar um local tóxico, onde todos se sentem infelizes. A forma como os executivos utilizam essa capacidade depende em parte de sua saúde mental. Tudo indica que chefes responsáveis e estáveis geralmente constroem empresas com regras racionais para os funcionários, permitindo que se concentrem totalmente no desempenho eficiente de seu trabalho. Mas, se o perfil psicológico do chefe estiver deturpado, os planos de negócios, ideias, interações e até sistemas e estruturas da própria organização refletirão suas patologias.
Como coach executivo, às vezes me deparo com líderes com demônios mentais. Já coloquei vários desses chefes no divã, num esforço para entendê-los e aconselhá-los. Nas páginas seguintes descrevo as patologias mais comuns que encontrei e explico como as pessoas conseguiram lidar com elas.
Curiosamente, essas patologias não incluem casos isolados de depressão. A depressão faz parte da condição humana; todos nós sofremos de depressão. Quando é moderada, não requer especial intervenção de aconselhamento, mas quando é aguda e crônica, tende a fazer parte das síndromes apresentadas aqui.
Nem todos se enquadram perfeitamente em uma ou outra categoria. Geralmente todos nós somos um pouco disso e um pouco daquilo. E a maioria dos chefes não é mentalmente doente, mas um número surpreendente de executivos seniores realmente sofre de algum tipo de transtorno de personalidade. Mesmo em pessoas emocionalmente saudáveis, você quase sempre encontra uma das características aqui descritas, que precisam ser tratadas de forma similar (embora não necessariamente acompanhadas de medicação e terapia formal).
Enquanto esses transtornos podem ser administrados, alguns líderes tóxicos têm mostrado que é impossível mudar (ver quadro “O