tipos
TIPOS DE PARTOS
TIAGO DUARTE
2014
INTRODUÇÃO Atualmente as gestantes têm o conhecimento, a orientação de como possa vir a ser o seu parto e como se sentirá melhor, podendo a ver escolha. Essas orientações geralmente são realizadas durante o pré-natal por enfermeiras, médicos, dentre outros funcionários da saúde capacitados a esse trabalho.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mulher tem o direito de escolher como quer ter o filho.
E já que não existe parto sem dor, a ideia é torná-lo menos traumático possível, para a mãe e para o bebê.
A informação detalhada sobre os tipos de parto, seus prós e contras, é a melhor aliada na hora da escolha. PARTO NORMAL
O médico deve avaliar se o colo do útero está totalmente dilatado. Após esta fase, a mãe começa a sentir o desejo involuntário de "empurrar". Durante cada contração, o bebê começa a aparecer na vagina e depois de alguns minutos sua cabeça já começa a aparecer, após esta fase, o nascimento é uma questão de minutos.Na saída total da criança, uma grande quantidade de líquido amniótico deve ser liberado. A placenta deve ser expelida em até meia hora após o parto.
VANTAGENS
A grande vantagem do parto normal é a rápida recuperação da mãe. O parto normal é vantajoso para a mãe e para o bebê
As vantagens do parto normal são tantas que é difícil enumerá-las. Para o lado psicológico, a interação mãe-bebê é muito favorecida pelo parto natural, no qual os laços de ligação são potencializados
Do ponto de vista físico, no parto normal não há cicatriz aparente, assim como a chance de hemorragias e infecções. A recuperação pós-parto é praticamente imediata.
PARTO HUMANIZADO
"O humanizado respeita as escolhas da mulher. As posições que ela quer, pode ter alguém dando apoio o tempo todo, uma doula ou o marido. E pode ser no lugar que ela queira, como o hospital ou em casa", justifica a parteira que acompanha cerca de cinco partos humanizados por mês, na