Tipos e Gêneros Textuais
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
Interpretação e Produção de Texto
Tipos de Gêneros Textuais
Prof: Ivani Vecina Abib
Jacqueline do Carmo T352BF8
Sorocaba
2013
Tipos e Gêneros Textuais
Gênero Conto Tradicional
Antigamente, as pessoas, nos seus serões, contavam histórias irreais ou verídicas, pois não tinham outra diversão. Geralmente essas histórias eram contadas à lareira.
O conto popular teve origem não nas camadas mais cultas da sociedade, mas sim no povo. Talvez venha daí o fato de não ser escrito, pois as pessoas, geralmente, não sabiam ler.
As pessoas mais velhas são os agentes de transmissão do conto. São elas que, normalmente, transmitem esses contos aos seus netos. Assim, o conto vai de geração em geração e muitas vezes é alterado, pois “Quem conta um conto acrescenta um ponto”.
O conto é pois, uma narrativa com raiz na tradição oral. O seu relato ocorria, em geral, num ambiente comunitário, ao serão.
CARACTERÍSTICAS: O conto prende-se pois, com o povo e com a população mais rural, menos «letrada».
A estrutura, basicamente, desenvolvia-se em cinco momentos: . a apresentação da situação; . o acontecimento perturbador; . os acontecimentos e peripécias passados pelo herói . o desaparecimento do motivo perturbador . a conclusão.
As personagens principais são, de um modo geral, anónimas e poucas, envolvendo classes sociais diferentes; reduzem-se muitas vezes a três elementos: a heroína, o herói e o elemento representativo do mal (fada, bruxa ou velha).
O espaço e o tempo são muito vagos ou quase nulos; são indefinidos e indeterminados.
O encantamento e a simbologia dos nomes e dos números impõem-se no evoluir das histórias (é constante a referência ao número três). Uma das