Tipos e direitos jornalisticos
Sumário
1.
INTRODUÇÃO
3
1.1.
Jornalista
3
1.2.
Formação
3
2.
CARREIRA
4
2.1.
Regulamentação da carreira do jornalismo
4
2.2.
Aspectos favoráveis
5
2.3.
Aspectos desfavoráveis
5
2.4.
Habilidades
5
3.
EMBASAMENTO LEGAL
5
3.1.
Legislação e Ética
5
3.2.
Razões Contratuais
8
3.3.
Jornada de trabalho
9
3.4.
Remuneração
11
3.5.
Férias
11
3.6.
Descanso remunerado
12
3.7.
Jornalista empregado
12
3.8.
Jornalista autônomo
13
4.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
13
1. INTRODUÇÃO
1.1. Jornalista
A arte de transmitir informação de maneira que todos possam entender e compreender o que esta acontecendo no mundo e em todo universo, só um profissional domina, a ele damos o nome de jornalista.
Profissional que deve manter-se atento e atualizado nas ocorrências do dia a dia, transmitir informações precisas e verdadeiras, que não ultrapassem os limites sociais, que respeite a individualidade e conheça os meios mais eficazes para adquirir informações e repassa-las a uma população que espera por novidades concretas e condizentes com o momento.
A essência do Jornalismo, entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final (jornal, revista, programa de TV etc.), chamada de edição. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.
Profissão hoje reconhecida e admirada, com uma grade procura nas faculdades, que exige conhecimentos, gosto pela leitura, curiosidade e muito equilíbrio emocional, pois estar presente nos acontecimento mais importantes da história é privilégio que só os jornalistas possuem.
1.2. Formação
Desenvolvimento voltado para áreas Humanas, com duração de quatro anos. As faculdades fornecem disciplinas