Tipos OS
De acordo com o PMBOK temos, basicamente, três tipos de estruturas organizacionais dentro de uma empresa: a funcional, a matricial e por projetos. A maioria das empresas adotam ainda o tipo mais antigo: a organização funcional. A organização funcional impõe importantes dificuldades/obstáculos no que se refere a condução e a prática do gerenciamento de projetos. Antes de falar destas dificuldades, vamos entender melhor o que é cada uma destas estruturas:
Organização funcional
Extraído de http://tesi-pessoas.blogspot.com
Como mostra a figura acima, temos em uma estrutura funcional a divisão de áreas dentro de uma empresa por especialização, ou seja, funcionários que cuidam de pessoas estarão alocadas no setor de RH, outras que lidam com o faturamento e finanças estarão alocadas na área do Financeiro e assim por diante. Vemos claramente que cada um dos funcionários destas áreas são subordinados diretamente aos chefes destas respectivas áreas.
Organização por projetos ou projetizada
Extraído de http://tesi-pessoas.blogspot.com
Na estrutura projetizada temos equipes que são reunidas por projeto. Não temos aqui mais a idéia de gerentes funcionais ou pessoas alocadas por especialização e sim pessoas alocadas por projeto e ao gerente responsável para um determinado projeto.
Estruturas matriciais ou mistas
Extraído de http://tesi-pessoas.blogspot.com
Como o próprio nome diz, a organização matricial é um meio-termo entre a organização do tipo funcional e projetizada. Podemos dizer que o objetivo de estruturas deste tipo é reunir o melhor dos dois mundos.
Depois de uma rápida explicação de cada um dos tipos de organização, voltamos a falar sobre as dificuldades em se gerenciar um projeto em organização do tipo funcional. Conforme vimos, em uma estrutura deste tipo os recursos estão alocados na empresa de acordo com sua especialização. Como sabemos, um projeto é geralmente uma