Tipos De V Rtebras
A coluna vertebral, ou espinha dorsal, estende-se do crânio ate a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total. E é composta por tecido conjuntivo e por vértebras, que são sobrepostas em forma de coluna. É constituída por 24 vértebras, sendo, 7 cervicais, 8 em pessoas com má formação, 12 torácicas e 5 lombares, abaixo delas temos o sacro, que é constituído por 5 vértebras fundidas e o cóccix. A parte superior da coluna se articula com o osso occiptal, pelo forame magno (crânio) e na parte inferior, como osso do quadril, o ilíaco.
A coluna apresenta varias curvaturas consideradas fisiológicas, são elas: cervical: convexa ventralmente, chamada lordose; torácica: côncava ventralmente, chamada cifose; lombar: convexa ventralmente, chamada lordose, pélvica: côncava ventralmente, chamada cifose.
Quando uma dessas curvaturas esta aumentada, chamamos de hiperlordose ( região cervical e lombar) ou hipercifose (região dorsal e pélvica). Na vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura, quando ocorre curvatura neste plano chamamos de escoliose.
Entre as vertebras desde a segunda vertebra cervical até o sacro, existem discos intervertebrais. Constituído por um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso, chamado anel fibroso, e uma substância interna, elástica e macia, chamada núcleo pulposo. Os discos formam fortes articulações, permitem vários movimentos da coluna vertebral e absorvem os impactos.
Na coluna também temos o canal vertebral, que segue as diferentes curvas da coluna vertebral, é grande e triangulas nas regiões onde a coluna possui maior mobilidade (cervical e lombar) e é pequeno e redondo na região que não possui muita mobilidade (torácica).
A coluna vertebral tem como função: proteger a medula espinhal e os nervos espinhais; suportar o peso do corpo; fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça; exerce um papel importante na