Tipos de s.i.
Sistemas de processamento transacional (SPT / TPS): monitoram transações e atividades básicas da organização, como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de crédito ou fluxo de materiais em uma fábrica. O principal objetivo dos sistemas nesse nível é responder a perguntas de rotina e monitorar o fluxo de transações dentro da organização. “Quantas peças há em estoque? O que aconteceu com o senhor William?” Para responder esse tipo de pergunta, as informações precisam ser facilmente acessíveis, atualizadas e precisas.
Os SPT processam transações em dois modos básicos:
» Processamento em Lotes - os dados das transações são acumulados durante um certo tempo e periodicamente processados.
» Processamento em Tempo Real (ou on-line) - os dados são processados imediatamente depois da ocorrência de uma transação.
Sistemas de Controle de Processo (SCP / PCS): são sistemas que utilizam computadores para o controle de processos físicos contínuos. Esses computadores destinam-se a tomar automaticamente decisões que ajustam o processo de produção físico. Exemplos incluem as linhas de montagem de fábricas automatizadas e outros sistemas automáticos de controle de processos.
Sistemas Colaborativos (SC): São sistemas de informação que utilizam uma diversidade de tecnologias de informação a fim de ajudar as pessoas que trabalham em conjunto. Sua meta é a utilização de TI para aumentar a produtividade e criatividade de equipes e grupos de trabalho na empresa moderna.
Sistemas de Apoio Gerencial
Sistemas de Informação Gerencial (SIG): são a forma mais comum de sistemas de apoio gerencial. Eles fornecem aos usuários finais administrativos produtos de informação que apoiam grande parte de suas necessidades de tomada de decisão no dia-a-dia.
Os produtos de informação fornecidos aos gerentes incluem exibições em vídeo e relatórios que podem ser providos:
» Por solicitação;
» Periodicamente, de