Tipos de C digo de Barras
Os códigos de barras são representações gráficas de um determinado valor ou uma seqüência de dados informativa.
Os códigos de barras se dividem em dois grupos: os códigos de barras numéricos e os códigos de barras alfanuméricos, sendo os códigos de barras alfanuméricos capazes de representar números, letras e caracteres de função especial.
Os códigos de barras são diferenciados entre si pelas regras de simbologia. Cada simbologia trata como os dados serão codificados e este tratamento inclui:
Precisão: Tratamento simples ou dois a dois.
Regras de caracteres de Start e Stop.
Verificação de paridades.
Cálculo de dígito verificador.
Relação gráfica entre os elementos.
Essa diferenciação dá origem então as principais simbologias de código de barras:
2 de 5 Intercalado: Código de barras numérico, utilizado para diversas finalidades entre elas em formulários bancários e relógio de ponto.
3 de 9: Código de barras alfanumérico, utilizado para diversas finalidades.
128: Código de barras numérico ou alfanumérico, utilizado para diversas finalidades logísticas.
O código 128 se divide em 3 grupos:
128 A e 128 B: Código de barras alfanumérico.
128 C: Código de barras numérico.
EAN 8: Código de barras numérico para identificação de itens comerciais, regido pelo órgão internacional de logística GS1 (antiga EAN).
EAN 13: Código de barras numérico para identificação de itens comerciais, regido pelo órgão internacional de logística GS1 (antiga EAN). Este código é o usualmente utilizado em produtos vendido no varejo como em supermercados.
EAN 14: Código de barras numérico para identificação de artigos comerciais, regido pelo órgão internacional de logística GS1 (antiga EAN). Este código é o usualmente utilizado em fardos e caixas de papelão.
EAN 128: Código de barras alfanumérico utilizado para troca de dados entre parceiros comerciais, cujas regras são regidas pelo órgão internacional de logística GS1 (antiga EAN).