TIPOS DE VELOCIDADE
- VELOCIDADE CÍCLICA – A velocidade cíclica consiste numa sequência de ações motoras, ritmicamente repetida, independentemente do facto de se tratar de movimentos das extremidades superiores ou inferiores, assim como do tronco. A frequência do movimento, como forma de manifestação da velocidade cíclica, depende da velocidade de cada movimento único.
- VELOCIDADE ACÍCLICA – A velocidade acíclica manifesta-se no desporto na forma de lançamento, de arremesso, de salto, de chuto ou de batida, contendo, por isso, movimentos motores únicos. Nesta velocidade, as ações começam de uma maneira e terminam de outra.
TIPOS, COMPONENTES OU FORMAS DE VELOCIDADE:
1. VELOCIDADE DE REAÇÂO: reagir a um estímulo no menor tempo possível.
A capacidade de maior velocidade de reação está ligada à predominância de fibras de contração rápida = talentos; depende da ação integrada de músculos e nervos.
Influência positiva: concentração, atenção e aquecimento;
Influência negativa: frio, ambiente (barulho), concentração deficiente.
Velocidade de reação simples: resposta por um movimento anteriormente conhecido, por um sinal conhecido (treinar com repetições). Ex: Velocistas, nadadores.
Velocidade de reação complexa:
a) Reações a um objeto em movimento (bolas, adversários); treinar com jogos.
Ex: Goleiros, voleibol, handebol, boxe, esgrima, luta.
b) Reações por escolha: escolher, entre algumas ações eventuais, uma única ação, a mais eficiente para a situação dada (reação de escolha ou opção).
Transmissão dos impulsos: o tempo de reação é menor para membros superiores do que inferiores, pois o impulso nervoso demora mais para chegar.
Tempo de reação também relacionado com o esforço: cansaço limita a capacidade de velocidade; a estatura também, os mais baixos, em geral, têm menor tempo de reação; a capacidade de concentração provoca menor tempo de reação.
Importância da técnica da velocidade no domínio de esportes coletivos: velocidade mental = velocidade de decisão: