Tipos de trabalhos
O trabalho também poderá ser forçado, mas isto não significa necessariamente que é um regime de escravidão. É o caso de apenados, onde os presos fazem serviços rotineiros para compensar suas penas ou para diminuir um pouco o processo de confinamento e preparar o preso para o reingresso à sociedade. Em alguns casos existe um subsídio no qual o preso poderá utilizar o recurso na compra de pequenos privilégios ou acumular como uma reserva quando sair do regime carcerário.
A forma clássica de trabalho permite intuir que o processo de rotinização e ganhos mensais, no caso do trabalho assalariado, requerem a cada mês por parte dos trabalhadores novos esforços a fim de garantir a contrapartida ao final do período contratado. Neste tipo de trabalho o dono dos recursos físicos entra com o capital, enquanto os trabalhadores entram com a mão-de-obra.
Em termos de percepção os critérios mais utilizados pelos trabalhadores e empregados na relativa participação na divisão do trabalho são: conhecimento técnico e experiência. Outros fatores relevantes a partir da década de 80 começaram a influenciar maciçamente os empregadores na admissão de funcionários tais como: competência, quociente inteligente e quociente emocional. Na administração moderna novos valores estão surgindo, como a mensuração de inteligências múltiplas capazes de inserir apenas componentes à organização daqueles trabalhadores que possuem habilidades específicas que o cargo exige.
Trabalho avulso é caracterizado pelo contrato por um tempo determinado de pessoal que não se anexa necessariamente à organização da empresa,