tipos de torno
Torno horizontal – de árvore horizonte e barramento horizontal.
Torno vertical – com árvore vertical
Torno revólver – são os tornos, nos quais várias ferramentas são montadas no porta-ferramentas em forma de castelo, onde atacam a peça sucessivamente, em diversas operações, pelo acionamento de comandos rápidos. Os tornos revólveres são para trabalhos em série e de grande produção.
Tornos copiadores – são os tornos que, com dispositivos adaptados, produzem um movimento combinado, obrigando a ferramenta a cortar um perfil na peça, que acompanha, por meio de uma guia, uma outra peça semelhante, tomada como modelo.
Torno de platô – em geral de eixo horizonte, serve para tornear peças curtas, porém com grande diâmetro, como por exemplo, aros das rodas das locomotivas e dos vagões ferroviários.
Tornos automáticos – possuem mudança automática de alimentação, tanto das ferramentas como do material, em uma ordem determinada das ferramentas necessárias à cada operação, Nos tornos automáticos que servem para a grande produção seriada, o material da peça a tornear tem movimento de rotação e avanço de alimentaçãoautomática, sendo, esses movimentos de avanços e recuos das ferramentas, comandados por meio de “CAMES”
(curvas) ou por meio da ação de hidráulicos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DE UM TORNO MECÂNICO
Os tonos mecânicos são definidos por certas características que servem para orientar os operadores quanto à sua capacidade para os diferentes trabalhos.
As características principais observadas nos tornos mecânicos são as seguintes:
A = Comprimento entre Pontas
B = Altura da Ponta
D = Altura da Cava
Comprimento entre pontas – é a distância máxima “A” entre ponta do cabeçote fixo e a ponta do cabeçote móvel, todo recuado.
Altura da ponta em relação ao barramento – altura da ponta é a distância “B” do centro das pontas à face superior do barramento.
Altura da ponta em relação ao fundo da cava – é a distância “D”