tipos de textos
Existem diversos textos que vemos todo o tempo espalhados pelas ruas, rótulos de produtos, escola, faculdade, livros, dicionários etc. Então teve que ser pensado um jeito de separar o que cada texto quer demonstrar a quem o vê e passa a tentar compreende-lo. Nisso que surge a necessidade de se separar os textos em tipos textuais, para que o leito consiga compreender aquilo que a pessoa que escreveu quis dizer. Sem essa separação textual, seria quase impossível diferenciar um texto de outro, seja artigos científicos e histórias narrativas entre outros.
Após muito estudo e pesquisas sobre a linguística que é utilizada e empregada aos textos desde os primórdios da escrita seja ela hieroglífica (muito utilizada por povos antigos) ou alfabética (a que utilizamos atualmente, mas também usamos símbolos e imagens como formas de texto) começou-se a perceber que os textos eram muito diferentes entre si, ou seja, cada um queria passar um tipo comunicação ao leitor, sendo assim eram muito distintos uns dos outros.
Eis que surge os 6 tipos de textos básicos para a compreensão e diferenciação de um texto a outro, que são:
• Texto narrativo
• Texto descritivo
• Texto dissertativo
• Texto argumentativo
• Texto injuntivo/instrucional
. Textos Persuasivo
Texto dissertativo: A dissertação é caracterizada pela arte de expor, interpretar, explicar, discutir uma ideia, manifestando o ponto de vista sobre um assunto determinado. Dependendo do fato, geralmente da realidade, é possível expressar uma opinião que, dificilmente, estará de acordo com a ideologia e a concepção de vida de outras pessoas. Portanto, ao elaborar um texto dissertativo, é importante refletir sobre o tema proposto, para que seja viável construir uma opinião a respeito do assunto.
Em temas bastante amplos, é necessário especificá-los, facilitando o trabalho da organização de ideias em redações para concursos e vestibulares.
A estrutura ideal ou