tipos de termometro
Termômetros são aparelhos usados para medir a temperatura. Os primeiros termômetros confiáveis e de fato precisos foram construídos por Fahrenheit, por volta de 1720.
Essa medição se dá a partir do estado de agitação molecular apresentado pelos corpos.
Termômetro de Lâmina Bimetálica: Composto por duas lâminas metálicas unidas rigidamente que, ao serem aquecidas ou esfriadas, dilatam-se, informando a temperatura do corpo.
Termômetros Meteorológicos: Medem a temperatura do ambiente informando a temperatura máxima e mínima.
Termômetro de fio de platina: É feito a partir de um condutor metálico, e a resistência elétrica do mesmo varia de acordo com a temperatura.
Termômetro de radiação: Usados para medir a temperatura da atmosfera e da superfície da Terra: atuam a uma grande distância e sem contato com a Terra. São geralmente usados em satélites meteorológicos.
Pirômetro Óptico: Emite radiação térmica e relaciona-a com a temperatura para efetuar a medição de temperatura do corpo.
Clínico: É o tipo mais comum, é utilizado para medir a temperatura do corpo humano. Ele funciona por meio da dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São capazes de medir temperaturas entre 34ºC a 43ºC, consideradas temperaturas críticas, pois a temperatura normal seria de 36ºC a 37ºC.
De cristal líquido: Também serve para medir a temperatura do corpo humano, mas, diferentemente do termômetro clínico, ele funciona com uma escala de cor, do cristal líquido que possui no interior, de acordo com a temperatura.
A álcool: Utiliza o mesmo principio que o termômetro clínico, o da dilatação de líquidos, e é mais utilizado em laboratório, pois é capaz de medir temperaturas entre -10ºC e 150ºC. Também é utilizado para medir a temperatura ambiente nas casas.
A gás: Eles medem a temperatura através da leitura da pressão de um gás mantido o volume constante. Pode ser graduado afim de que cada volume corresponda a um valor na escala Celsius.