tipos de solos em cabrobó
613 palavras
3 páginas
Os tipos de solos de maior expressão no Estado de Pernambuco, são os Podzólicos (solos minerais, não-hidromórficos, com horizonte A ou E (horizonte de perda de argila, ferro ou matéria orgânica, de coloração clara) seguido de horizonte B textural, com nítida diferença entre os horizontes). Solos Lítólicos (Compreende solos pouco desenvolvidos, rasos a mito rasos, possuindo, apenas, um horizonte A assente, diretamente, sobre a rocha (R), ou sobre materiais desta rocha em grau mais adiantado de intemperização, constituindo um horizonte C, com muitos materiais primários e blocos de rocha semi-intemperizados, de diversos tamanhos, sobre a rocha subjacente, muito pouco intemperizada ou compacta (R)). Solos Planossolos (solos com horizonte B textural, normalmente com argila de atividade alta, saturação com sódio (100.Na+/T) entre 6 e 15% nos horizontes Bt e/ou C, mostrando estes horizontes subsuperficiais feições associadas com umidade (mosqueado e/ou cores de redução), em face da drenagem imperfeita, apresentando problemas de encharcamento durante o período chuvoso e ressecamento e fendilhamento durante a época seca.
O município de Cabrobó está localizado na Mesorregião do São Francisco e na Microrregião de Petrolina, no Estado de Pernambuco. O Município situa-se em ambiente de clima semi-árido, vegetação de caatinga, feições de relevo plano da depressão sertaneja com ocorrência de pequenos declives, os rios são intermitentes, exceto o São Francisco, que banha sua porção meridional.
Os solos predominantes no município de Cabrobó são:
1. Argissolos Amarelos - São solos que apresentam como característica principal um horizonte de acumulação de argila, B textural (Bt), tipicamente de coloração amarelada. São desenvolvidos de rochas cristalinas ou sob influência destas. Geralmente apresentam baixos teores de ferro, porém, com amplo predomínio do óxido de ferro goethita. São solos com muito baixa a baixa fertilidade natural, forte a moderadamente ácidos e que podem