Tipos de Solo do Brasil
O Brasil possui uma grande variedade de solo, sendo considerado um dos países com mais variedade agrícola.
O Brasil possui grande variedade de solo, isso faz com que ele seja considerado um dos países com mais variedade agrícola, a fertilidade do solo é muito valorizada por agricultores do mundo inteiro.
Os tipos de solos variam de acordo com cada região do Brasil, pois fatores como o clima, localidade, cultura e muitos outros influenciam o tipo de solo de cada país, estado, cidade, etc.
O solo possui algumas funções predominantes, serve como habitat natural da fauna, protege e garante a qualidade das águas subterrâneas, controla o fluxo dos rios e mares, além de auxiliar no crescimento e disseminação das plantas.
Tipos de solos e características
• Arenoso
Um tipo muito poroso, compostos por mais da metade de areia, permeáveis, este solo é encontrado nas praias litorâneas de todo o país, por ser porosa não é recomendada para agricultura.
• Solo argiloso
Este solo possui em maior quantidade a argila, por isso tem aspecto duro e menos poroso, devido a isso é úmido e com grande quantidade de água, por isso acaba encharcado e prejudicando o desenvolvimento das plantas, mas quando drenado é úmido na medida certa, este tipo de solo retém as quantidades ideais de nutrientes garantindo o crescimento das plantas.
• Terra roxa
Um dos mais populares no Brasil, de cor avermelhada este solo é muito fértil, as maiores plantações pertencem a este tipo de solo, especialistas afirmam que o resultado desta cor é devido a um derrame vulcânico que ocorreu a milhões de anos que causou a separação da África e da América do Sul. Este solo é rico principalmente em ferro, além de outros nutrientes.
• Terra preta
É o mais ideal para agricultura, isso porque este solo possui grandes quantidades de húmus, retém água, sendo muito fértil pela quantidade de nutrientes que possui.
Estes são os principais