Tipos de solda
TIPOS DE SOLDA
Equipe: Carmem Maioli, Ivone Pacheco, Janaina Machado e Rosa Deitos.
Prof° Orientador: Vilmar da Silva
Instituto Tecnológico Assessoritec
Segurança do Trabalho tstn-111
Diciplina: NR 15
Data: 03/06/12
RESUMO
Através desse trabalho mostraremos todos os tipos de solda, também em quais procedimentos devem ser aplicadas seus riscos para os trabalhadores, tipos de EPI’s usados responsabilidades dos empregadores e empregados, como manter o ambiente seguro.
Palavras chaves: soldas;soldas por eletricidade; solda com gás oxigênio.
1. INTRODUÇÃO
Trabalhos de corte e soldas são realizados com muita frequência, sendo que estas operaçõesrepresentam7%das ocorrências de incêndios em ambientes industriais, além de um elevado número em outros locais. Para realizar estes trabalhos com um nível de segurança aceitável é necessário conhecer os perigos existentes, bem como as precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes. Solda é um termo genérico aplicado à união de peças metálicas, por diversos processos, tendo como princípio transformar as superfícies de união em estado pastoso ou líquido, utilizando calor ou pressão, ou ambos os sistemas simultaneamente. As três fontes diretas de calor mais comuns são as seguintes: Chama, produzida pela combustão de um gás combustível com ar ou oxigênio. Arco elétrico, produzido entre um eletrodo e as peças a soldar, ou entre dois eletrodos. Resistência elétrica oferecida pela passagem de corrente entre duas ou mais peças a soldar.
2. TIPOS DE CORTE E SOLDA
Processos com Emprego de Eletricidade
Solda a Arco
Emprega o arco elétrico como fonte de calor para a fusão e união dos metais. O arco se forma entre os metais a soldar e um eletrodo se move ao longo da união a ser executada ou permanece fixo, movendo-se a peça sob o mesmo.
Solda por resistência
O calor para a fusão é gerado por resistência a passagem de uma corrente pelas peças a