Tipos de softweres
SISTEMAS OPERACIONAIS
Um Sistema Operacional (SO) é o software que, na realidade, coloca o microcomputador em funcionamento. De maneira mais específica, será o sistema de softwares que opera o hardware do microcomputador, permitindo a realização das tarefas solicitadas pelos usuários.
Todos os microcomputadores possuem algum tipo de sistema operacional e, como veremos mais adiante, vários sistemas operacionais podem ser utilizados em um microcomputador. Apesar de termos diferenças significativas entre os sistemas operacionais para o PC, há também uma grande dose de similaridade, visto que devem gerenciar o mesmo microprocessador.
HISTÓRICO
Quando um microcomputador é adquirido, na realidade não está pronto para uso, isso porque parte do equipamento é composta por um elemento não “visível” chamado de software. O software nada mais é do que uma série de instruções escritas de modo que o microprocessador ‘entenda’ o que deve ser feito, ao passo que o hardware é efetivamente o ‘microcomputador ‘ que conhecemos, que inclui as placas e dispositivos eletro-eletrônicos que são responsáveis pela ‘vida’ do equipamento.
Se o hardware é o ‘corpo’ o software poderia ser dividido entre alma, inteligência, e conhecimento; sendo o BIOS (Basic Input Output System) a alma, ou seja independentemente de qual equipamento estejamos falando, todos possuem um BIOS, um programa carregado automaticamente e sem o qual o microcomputador simplesmente não funciona; o SO (Sistema Operacional) pode ser comparado à inteligência, já que sem esse não há condições de iniciar o uso do equipamento, o SO é responsável pelo reconhecimento dos diversos dispositivos conectados ao microcomputador, e ainda à sua perfeita configuração, possibilitando a comunicação entre o meio eletrônico (micro) e o mundo externo (papel, monitor) por exemplo; e os programas utilitários e aplicativos (processadores de texto, planilhas, bancos de dados, etc.) são o