Tipos de sistemas de informações
Conceitos:
“Um Sistema de Informação (SI) pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização”. (O’Brien)
OBS: Lembrando sempre que informações tratadas nos SIs são somente aquelas que são úteis e com significado para o usuário final.
“Sistemas de Informação são processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema é dividido em subsistemas que podem ser: produção/serviço, venda, distribuição, materiais, financeiro, recursos humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. O departamento de informática da empresa cruza esses subsistemas, o que leva a uma abordagem sistemática integrativa, envolvendo questões de planejamento estratégico da empresa”. (MATSUDA, 2007).
Recursos:
Software é o conjunto de determinado programa e seus respectivos recursos. Meirelles (1994) define o software como o conjunto de instruções para o funcionamento do hardware, subdivididos em softwares básicos e softwares aplicativos, sendo o básico composto por sistemas operacionais, tradutores e linguagem de máquina; e o aplicativo composto por um programa específico para uma determinada utilização.
O hardware é o conjunto do computador, seus dispositivos e periféricos. Podemos dar como exemplos as impressoras, monitores, teclados, caixas de som, microfones, webcams, etc). Meirelles (1994) define o hardware como sendo a parte material, os componentes físicos, tais como o processador, a memória, a placa-mãe e os periféricos.
Humanware: O componente social da informática (comumente referido como peopleware ou humanware) não é amplamente considerado como um recurso da tecnologia da informação. No entanto, é imprescindível dizer que é um componente de extrema importância, pois é o que dá funcionalidade e utilidade aos softwares e hardwares.
Redes de