Tipos de Roteamento
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DA NATUREZA E DE TECNOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
REDES DE COMPUTADORES II - INF0220X
Tipos de Roteamento
Bento Gonçalves
29 de agosto de 2013
Tipos de Roteamento
Existem dois tipos de roteamento e eles podem ser classificados em: Estático ou Dinâmico.
Roteamento estático: Nos roteadores estáticos as tabelas de roteamento são criadas e configuradas de forma manual. Quando um endereço é alterado ou as rotas deslocadas, será necessária uma intervenção manual para a atualização da tabela de roteamento.
Roteadores estáticos não trocam informações entre si, não atualizam suas rotas de forma automática e são mais difíceis de serem configurados e atualizados.
Roteamento dinâmico: trocam informações entre si e as tabelas são atualizadas automaticamente, aprendendo novos caminhos atravéz de algoritmos de reteamento. Os roteadores modernos são quase que autoconfiguráveis.
O roteamento dinâmico é utilizado na Internet e nas grandes redes. Sem o roteamento dinâmico seria impossível a manutenção das rotas em grandes redes. Para se comunicar as aplicações produzem pacotes de diferentes tipos, mas a forma de entrega é resumida em apenas quatro.
Roteamento Unicast
Roteamento Broadcast
Roteamento Multicast
Roteamento Anycast
Roteamento Unicast
Unicast ou entrega direta, indica o envio de um pacote para um endereço de destino que já é conhecido pelo computador de origem. O computador de origem conhece de antemão o IP do computador de destino e portanto envia o pacote diretamente para este endereço. Na forma de entrega Unicast os pacotes são enviados diretamente para o computador de destino evitando a difusão para toda a rede e por consequência a diminuição de tráfego.
Figura 1. Rede Unicast
Roteamento Broadcast
Broadcast ou entrega por difusão, indica o envio de um pacote para todos os