TIPOS DE ROCHAS
Amanda Lopes, Hudson Santana.
Turma: 1ºD.
Vilhena – RO agosto 2015
Tipos de Rochas
Existem três tipos de rochas. São elas: ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e automaticamente do solo. Para compreender a estrutura geológica de um lugar é preciso analisar e conhecer os tipos de rochas presentes no local.
Rocha é a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfície terrestre. Rochas ígneas ou magmáticas
Rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas, são aquelas originárias no interior da
Terra, produto da solidificação do magma pastoso. O magma é composto de uma substância fluida, de fundição parcial ou total, formada por uma fusão completa de silicatos, silícios e elementos voláteis, como por exemplo , vapor d´água, cloretos, hidrogênio, flúor e outros. Tal tipo de rocha é muito resistente, e também é das mais antigas, matéria prima do embasamento rochoso dos continentes. Um exemplo muito encontrado desse tipo de rocha é o granito.
Classificação das rochas magmáticas
As rochas magmáticas são classificadas em intrusivas ou
extrusivas.
As rochas extrusivas ou vulcânicas formam-se a partir da expulsão do magma devido às erupções vulcânicas, tendo um rápido resfriamento ao atingir a superfície, passando do estado líquido ou gasoso num pequeno intervalo de tempo.
Por causa desse mesmo processo, sua estrutura será vítrea, como consequência do pequeno intervalo de tempo que impossibilita a cristalização dos minerais. Exemplos de rochas magmáticas extrusivas são o basalto e a obsidiana.
As rochas intrusivas ou plutônicas são resultado de um lento resfriamento do magma, originárias de regiões profundas no subsolo, dando origem a cristais. Exemplos de
rochas