Tipos de restaurantes
O restaurante não é somente o lugar onde se come, está se tornando cada vez mais um local de convívio, onde as pessoas se encontram para, em torno de uma iguaria, se conversar, conviver e até mesmo negociar. Muitos são os negócios que nos dias atuais se finalizam a mesa do restaurante. O uso da maior discrição possível associados ao mais alto profissionalismo faz com que o restaurante seja um local confortável e que deixe a vontade de regresso por parte dos clientes. Nos estabelecimentos hoteleiros, o restaurante também é utilizado para serviço de pequenos-almoços.
Há diversos tipos de restaurantes, sendo eles:
Restaurante Clássico
Restaurante Tradicional;
Restaurante Gastronômico;
Restaurante de Hotel;
Restaurante de Turismo;
Restaurante Típico;
Restaurante Regional;
Snack-Bar;
Coffee-shop;
Grill-Room;
Restoroute;
Self-Service;
Restaurante dietético;
Casa de Pasto;
Restaurante clássico:
O cardápio e imutável (não se atualiza), tem o objetivo de manter uma tradição no local ou na cidade. Utiliza mão de obra não necessariamente especializada.
Restaurante Tradicional:
Restaurante tradicional, porém mais elegante e fino, sua faixa de preços difere dos demais, pois trabalha com preços mais elevados.
Restaurante Gastronômico:
É caracterizado por um grande "chef" ou um grande nome, que cria pratos personalizados, o sistema de serviços se baseia no “menu de confiança” aonde come-se a sugestão do "chef" , que espera e confere a opinião de sua escolha.
Restaurante de Hotel:
Destina-se, sobretudo a servir os clientes instalados no hotel (hóspedes), podendo também servir refeições passantes.
Restaurante de Turismo:
Situados em locais considerados de interesse turístico visitado pelos turistas, tendo por finalidade a prestação de serviços aos turistas que visitam o referido local.
Restaurante Regional e Típico:
Define-se pelas suas instalações, decoração, mobiliário cozinha típica e regional, vinhos típicos e regionais,