tipos de reservatórios d'agua para residências
É óbvio notar que os reservatórios ou caixas d’água servem para abastecer a casa nos dias em que o serviço público apresenta algum problema e o fornecimento é interrompido. Mas se não fosse por esses cortes, as caixas d’água não seriam necessárias e usaríamos a água que vem diretamente da rua, assim barateando as construções. No mercado, encontram-se em diversos tamanhos e formatos. Entre os modelos mais populares estão os fabricados em polietileno e polipropileno e é possível encontrar caixas pequenas ou com grandes capacidades.
A escolha do reservatório depende da necessidade de armazenamento da habitação. A depender das condições do local de instalação, das características de abastecimento da região, da manutenção e do preço também podem influenciar na escolha. Em geral, alguns compradores optam por adquirir produtos que oferecem volumes de armazenamentos maiores, para garantir a água em períodos de corte de abastecimento.
Na hora da compra, avaliar se os fabricantes oferecem os manuais sobre como são feitas as instalações. E não deixar de levar em consideração o local de instalação, que deve ser de fácil acesso para a manutenção e limpeza. O ideal é uma base de concreto plana e que suporte o peso e a pressão da água, evitando que o produto seja danificado.
Aplicações
Podem ser utilizados em residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer outra aplicação que necessite de armazenamento de água a temperatura ambiente.
Normas técnicas
Reservatórios fabricados conforme norma NBR 14799 da ABNT.
Procedimentos de instalação conforme a norma NBR 14800 da ABNT.
Dimensões
Tipos de caixas d’água
Polietileno
O polietileno é um tipo plástico que em sua fabricação podem ser adicionados outros materiais. Tem por objetivo melhorar as propriedades mecânicas e estéticas, como por exemplo na coloração do plástico. Em geral, as caixas fabricadas por esse material proporciona durabilidade,