Tipos de redes.
A Wide Area Network (WAN), também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Diferente das redes locais.
Em geral, as redes geograficamente distribuídas contêm conjuntos de servidores, que formam sub-redes. Essas sub-redes têm a função de transportar os dados entre os computadores ou dispositivos de rede.
As redes geograficamente distribuídas tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as redes locais não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de uma empresa para outra de forma rápida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância.
Redes sem fio.
Uma rede sem fio, ou rede wireless é um sistema que interliga vários equipamentos fixos ou móveis utilizando ondas de radio como meio de transmissão. É semelhante a uma rede local com fio convencional com exceção de que a rede sem fio usa ondas de rádio, em vez de cabos. O que significa que é possível uma transmissão de dados via ondas de rádio, sem a necessidade de conexão física por meio de cabos entre computadores.
As redes wireless são soluções normalmente usadas onde uma infraestrutura de cabeamento convencional não pode ser utilizada.
Existem ainda algumas dúvidas e discussões sobre a confiabilidade e eficiência das redes sem fio no que diz respeito à segurança na transmissão da informação, existe um consenso sobre sua fácil configuração, eficiente controle e gerenciamento de dispositivos.
Redes domésticas.
A rede doméstica é a rede de menor porte existente. É o tipo de rede mais comum, uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada, como uma residência por exemplo. Suas