Tipos de proxy
CDTEC – Centro de Desenvolvimento Tecnológico
CEP 96.020-080 Pelotas (RS) otavio_lobao@hotmail.com Resumo: Este artigo contém diversos assuntos relacionados aos Proxies. Dentre esses assuntos, estarão sendo abordados tópicos, como o conceito de Proxy, os tipos de proxy, surgimento deles, bem como suas vantagens e desvantagens.
Palavras Chaves: artigo, Proxy, Proxies, tipos de proxy. 1. Introdução
O serviço de proxy consiste em manter, em uma área de acesso rápido, informações já acessadas por outro usuário, evitando assim a retransmissão destas informações e deixando-as disponíveis ao usuário num tempo bem menor. Em outras palavras. Proxy é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. E por isso desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet). Como os endereços locais do computador não são válidos para acessos externos, cabe ao proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando-a para o seu computador. Sempre que há uma requisição de serviços HTTP ou FTP, o servidor proxy captura os dados que o servidor web disponibiliza ao cliente (usuário) e os guarda em uma área em disco. Na próxima vez que este site for acessado, o navegador primeiro fará a procura no servidor proxy. Se os dados forem encontrados neste servidor, a transferência de dados se dará entre ele e o cliente (navegador). Se o servidor proxy não dispuser dos dados requisitados, o acesso será feito diretamente ao site de destino.
1.1 Como funcionam
Todas as requisiões feitas ao servidor (o site que você quer acessar) passarão pelo seu proxy. Ao chegar ao site, o IP (Internet Protocol / Protocolo de Internet) do proxy fica registrado no cache do seu destino e não o seu. É pelo IP que os hackers conseguem invadir computadores, portanto deve-se manter o nível de segurança do