Tipos de polarização
As ondas polarizadas podem ser produzidas a partir de ondas não polarizadas através de fenômenos como: absorção, espalhamento, reflexão e birrefringência.
1. Polarização por Absorção:
Um feixe de luz não polarizado ao passar por um filtro polarizador tem sua intensidade reduzida pela metade. Ou seja, emprega-se o termo “Polarização por Absorção” para certas substâncias que deixam atravessar a luz em apenas certas direções preferenciais. Assim, quando uma onda eletrogamética não polarizada incide sobre um determinado tipo de substância que absorve a radiação, irá se produzir uma onda polarizada cujo campo elétrico irá possuir uma direção única de vibração. O eixo de transmissão terá a mesma direção do plano de vibração da onda polarizada (Figura 1).
Um exemplo clássico de Polarização por Absorção na geologia é a Turmalina. Quando um feixe de luz não polarizado atinge a Turmalina, todos os raios que apresentam direções de vibração diferentes do que seu eixo cristalográfico “c” serão absorvidos pelo cristal. Os transmitidos estarão polarizados com direção de vibração paralela a aquela direção cristalográfica (Figura 2).
2. Polarização por Espalhamento:
A polarização da luz pode ser alterada ao atravessar um meio material. A radiação por espalhamento é primeiro absorvida e em seguida é irradiada novamente. Essa radiação incide sobre um centro espalhador, que pode ser moléculas de um gás ou partículas de sólidos, e neste centro a radiação que não interage com ele é totalmente