Tipos de Plataformas petrolíferas
Nas plataformas ficas e custo elevatórios o revestimento condutor pode ser instalado de duas formas, através de BATE ESTACA, onde não gera cascalhos ou com perfuração com broca e cimentação do condutor, o cascalho se deposita no fundo do mar, após a instalação do condutor, as próximas fases o cascalho é levado para a superfície.
Mesmo com revestimento ancorado no fundo do mar, é necessário um cabeçal de superfície que tenha a função de vedação secundária e de sustentação do peso do revestimento que se encontra acima do fundo do mar.
Plataformas Flutuantes
Numa plataforma flutuante todo sistema de cabeça de poço fica localizado no fundo do mar e os pesos do revestimento intermediário e de produção são absorvidas pelo condutor e pelo revestimento de superfície. O sistema de cabeça de poço submarino podem ser de dois tipos: Sistema com cabos guia e sem cabos guias. Esses cabos contem até 400m de lamina d’agua e sem cabos aguas profundas e ultra profundas.
Perfuração sem riser.
-Riser – Tubo que vai da cabeça do poço até a superfície.
Uma sequencia básica das operações podem ser divididas em duas etapas, antes e depois da descida do riser de perfuração.
Na perfuração sem riser inclui a descida e instalação do condutor e do revestimento de superfície, onde são efetuados de 3 tipos: perfuração, descida e cimentação.
- Descida da base guia temporária (BGT) utilizando a ferramenta de assentamento.
- Retirada da ferramenta de assentamento.
- Descida da broca e hole opener para a perfuração do poço.