Tipos de pesquisas
Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer, ideia, ciência, experiência, critério. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, o conhecimento ocupa no conjunto da filosofia um lugar na teoria da ciência. Pode ser definida como teoria material da ciência ou como teoria dos princípios materiais do conhecimento humano.
CONHECIMENTO EMPÍRICO
Conhecimento empírico cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação é uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica. Com base no conhecimento empírico pode-se saber que uma determinada ação provoca uma reação, sem que, contudo, se saiba qual o mecanismo que leva da ação à reação. Exemplo disso foi, durante séculos, o conhecimento de que largado um objeto, ele entra em queda livre até que encontre algo que o sustente, mesmo antes de ser conhecida a teoria da gravitação. Sendo o conhecimento empírico adquirido de forma ingênua, através da mera observação e com base em deduções simples.
CONHECIMENTO FILOSOFICO
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência pela necessidade da comprovação concreta, para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Teologia estudo e conhecimento das religiões, conhecimento produzido pela fé humana na existência de uma ou mais entidades divinas, conhecimento teológico apresenta respostas para as questões que o homem não pode responder por meio dos conhecimentos artístico, científico ou filosófico. As revelações feitas pelos deuses ou em seu nome são consideradas satisfatórias e aceitas como expressões da