Tipos de pesquisas científica
1- PESQUISA DE LEVANTAMENTO
Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se quer conhecer. Basicamente, recolhem-se informações de um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados.
Na maioria dos levantamentos, seleciona-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa do universo que é tomado como objeto da pesquisa. As conclusões obtidas a partir da amostra são projetados para a totalidade, considerada a margem de erro, que é obtida por cálculo estatístico. Vantagens dos levantamentos:
a) Conhecimento direto da realidade- investigação torna-se mais livre de interpretações subjetivas do pesquisador.
b) Economia e rapidez- equipe bem treinada ou aplicação de questionários.
c) Quantificação- dados obtidos são agrupados em tabelas, possibilitando a análise estatística.
d) São úteis para estudo de problemas referentes a opiniões e atitudes.
Limitações dos levantamentos:
a) Ênfase nos aspectos perceptivos – é um dado subjetivo que pode distorcer os resultados. Pode ser minimizado com o controle da qualidade das perguntas elaboradas.
b) Pouca profundidade no estudo da estrutura e dos processos sociais- porque os fenômenos sociais são determinados por fatores interpessoais e institucionais.
c) Limitada apreensão do processo de mudança – proporciona uma visão estática do fenômeno estudado e não indica suas tendências à variação ou possíveis mudanças.
EX.- levantamento de comportamentos, opiniões ou preferências, de eleitores, de consumidores, de professores, de técnicas de estudo , de métodos utilizados etc.
Fases do levantamento
a) especificação do problema e dos objetivos
b) operacionalização dos conceitos e variáveis
c) elaboração do instrumento de coleta de dados (questionário/ entrevista)
d) pré-teste do instrumento ( validação)
e)