Tipos de pelagens dos equinos
Os cavalos podem apresentar diversos tipos de pelagens, e cada uma delas tem uma nomenclatura específica. Contudo, em cada região do Brasil, existe uma nomenclatura própria. Na região Sul, por exemplo, os cavalos conhecidos por nós como castanhos são chamados de zainos, o gateado é o nosso famoso alazão enquanto que o colorado é o alazão tostado ou cereja, e o mouro é o animal com pêlos brancos ao fundo da pelagem com extremidades pretas, o nosso salpicado. Existem alguns mitos relacionado a pelagem.do cavalo com seu temperamento. Dizem que os castanhos são populares e tidos como constantes e dignos de confiança, enquanto que os negros são considerados bastante nervosos e pouco seguros, os tordilhos têm a reputação de temperamentais e os alazões, de serem teimosos e excitáveis. Na realidade, há muito pouco de verdade em tudo isso, e existem cavalos nas mais diversas tonalidades, o suficiente para satisfazer a todos os gostos.
I – NOMENCLATURA DAS PELAGENS As diversas pelagens existentes são classificadas em 4 categorias, sendo que cada categoria possui vários tipos de pelagens, com coloração do revestimento externo distinta. Cada categoria é ainda subdividida em tipos diferentes, que são identificados pelas diferentes tonalidades da coloração do pelo.
A coloração da pelagem pode ser alterada por alguns fatores como:
Sexo: garanhões e éguas prenhes apresentam a pelagem com aspecto brilhante, tonalidade mais firme e pelo mais liso, em virtude da ação hormonal;
Idade: algumas pelagens modificam com o avançar da idade;
Nutrição: animais mal nutridos apresentam pelagem opaca e ressecada;
Estação do ano e clima: no inverno (frio) os eqüinos apresentam pelos maiores, mais espessos e opacos, enquanto que no verão (quente) a pelagem fica com tonalidade mais viva e os pelos ficam curtos e brilhantes.
1ª Categoria – pelagens simples e uniformes São caracterizadas por