Tipos de pelagem de cães
1. Cães com dupla pelagem O termo aplica-se à cães que tem subpêlos densos e macios e sobrepêlos de fios longos, semi-curtos que dão a silhueta desejada na raça. Os fios da parte externa podem ser ásperos ou semi-ásperos, mas jamais sedosos.Nestes tipos de pêlos nunca deve-se usar creme hidratante ou máscaras de hidratação, apenas shampoos que dêem volume e corpo. A frequência de banhos nestes cães é a cada 20 a 30 dias. Dentro dessa classificação, podemos dividí-las em: a) Cães com subpêlos denso e pêlos longos e lisos Ex: Collie
Pastor de Shetland
Pomerâneos (Spitz)
Os subpêlos são denso e macios e sobrepêlos são longos, profuso, liso e ásperos. Essa pelagem deve ser escovadas com muito cuidado e frequência, pois se os subpêlos forem arrancados, perde-se a forma original da pelagem e tira-se a silhueta desjada.
b) Cães com subpêlos densos e sobrepêlos longos e com leve ondulação
Ex:
Bernese de Montain Dog
São Bernardo de pêlos longos
Terra Nova
Os cães com essa pelagem tem subpêlos bem densos e macios e sobrepêlos longos, achatados e levemente ondulados. A pelagem não é tão armada como a dos Collie, e sim mais rente ao corpo.
c) Cães com subpêlos densos e sobrepêlos semi-longos
Ex:
Malamute do Alaska
Samoieda
Akita Esses cães apresentam a textura da pelagem mais ásperas
Pastor Belga
Chow chow Esses apresentam textura de pelagem menos ásperas
Apresentam subpêlos bem densos e macios e sobrepêlos de comprimento médio que dá forma ao cão. A pelagem é mais cheia especialmente ao redor do pescoço e pode ser divididos em cães com pêlos mais ou menos áperos como citado e exemplificado acima.
d) Cães com subpêlos densos e sobrepêlos semicurtos
Ex:
Pastor Alemão
Welshi Corgi Cardigan
Estes cães tê os subpêlos densos que os protege contra o frio e possíveis picadas de insetos. Os sobrepêlos apresentam textura