Tipos de Patologias no Pavimento Flexível
ENGENHARIA DE TRASPORTES
PATOLOGIAS DO ASFALTO
André S. Coelho
7° Período, Engenharia Civil
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será mostrado patologias recorrentes no asfalto, suas causas, onde elas acontecem, os métodos de medição e como é feita a correção da área onde foi constatada a patologia.
Trinca Tipo Couro de Jacaré
Conjunto de trincas interligadas sem direções preferenciais,assemelhando-se ao Aspecto de couro de jacaré. Essas trincas podem apresentar, ou não, erosão centuada nas bordas.
Causas Prováveis: Defeito gerado pela ação repetida das cargas de tráfego. As condições ambientais (temperatura e umidade) podem acelerar o início e a ropagação das trincas e ainda a compactação deficiente, reflexão de trincas ao revestimento.
Localização: Ocorre em áreas sujeitas a carga repetida de tráfego principalmente na trilha de roda), geralmente não ocorre sobre uma área inteira.Se a área não está sujeita ao carregamento, o trincamento é classificado como trincamento em bloco (que não é um defeito associado à carga).
Métodos de Medição: são medidas em metros quadrados de área de superfície,através de retângulo a ela circunscrito, sendo a maior dificuldade a separação dos níveis de severidade existentes, quando isto ocorre considera-se o maior nível.
Correção: selagem, remendo e fresagem de parcela do revestimento.
Trinca tipo Bloco
Conjunto de trincas interligadas caracterizadas pela configuração de blocos formados por lados bem definidos,podendo, ou não, apresentar erosão acentuada nas bordas.
Causas Prováveis: é causado principalmente pela contração da capa asfáltica, em função da alternância diária entre altas e baixas temperaturas, e a ocorrência, geralmente indica que o asfalto endureceu significativamente. Baixas resistências à tração, na mistura asfáltica, aceleram o início do trincamento em blocos. Não é um defeito associado a carga,