tipos de organograma
Conceito:
Estruturas existentes de uma empresa condições hierárquicas,entre as formas de autoridades e subordinações.
Vantagens:
Fácil indentificação entre quem possui autoridade e quem apenas à recebe.
Desvantagens:
Fica dificil indicar todas as possíveis situações que ocorrem dentro da estrutura que acontecem em determinados momen tos dentro da empresa.
Requisitos:
Ter clareza, simplicidade, compreensão, precisão, equilibrio e posicionamento dentro da estrutura.
Objetivo : Demonstrar a divisão dos trabalhos,dividindo organização em frações organizacionais.
O organograma tradicional trata a ordem de posições da seguinte forma: quanto maior a autonomia e responsabilidade, maior será a altura da posição usada pelo cargo ou setor. Para definidos as posições e cargos, crie retângulos distribuídos de forma vertical e interligados por linhas que representarão a comunicação e hierarquia dos itens. Não entendi, como isto funciona? No exemplo citado, o Presidente (1) ocupa o maior nível do organograma, sendo assim o primeiro. No segundo nível serão colocados os Diretores (2). Partindo do retângulo do Presidente, sairá uma linha que será dividida para se ligar a todos os Diretores. E de cada Diretor, sairá uma linha que se ligará aos Gerentes (3) que respondam hierarquicamente a ele. Daí em frente o raciocínio é o mesmo.
Organograma circular:Pouco utilizado,economiza espaço, suaviza a apresentação da estrutura.AS linhas de autoridades ficam difíceis de serem identificadas ,reduzem conflitos ,entre superiores e subordinados .
organograma funcional:O