Tipos de organizações do terceiro setor
As organizações da sociedade civil que compõem o terceiro setor são denominadas de entidades, organizações, associações, instituições, entre outras designações. Indiferentemente da terminologia, são privadas e atuam em atividades de interesse público. Portanto, vamos conhecer a seguir diferentes tipos de organizações para melhor compreensão dessas organizações que compõe o terceiro setor, detalhando algumas que mais se destacam em nossa sociedade.
O terceiro setor existe em virtude das novas demandas sociais emergentes e da falta de condições plenas de atendimento por parte do estado.
O terceiro setor é composto pelos seguintes segmentos da sociedade: associações, fundações, sindicatos, cooperativas, igrejas e ONGs. Os três principais segmentos do setor são as associações, as fundações e as organizações religiosas.
1.1 Associações
São as que mais representam o setor cerca de 70% destinadas à prática de atividades culturais, sociais, religiosas e recreativas. São reuniões de pessoas com a finalidade de oferecer conhecimento e serviços em torno de um mesmo ideal, tendo o mesmo objetivo em comum, mas jamais com interesses lucrativos. Esta ocorre por decisão em uma assembléia de fundação, passando associação a existir após a inscrição desta no constitutivo intitulado Ata de fundação e o estatuto social, um conjunto de cláusulas que relaciona a entidade com seus fundadores, dirigentes e associados, determinando-lhes direitos e obrigações.
Esse estatuto deve ser registrado em cartório de registro de pessoas jurídicas, juntamente com a declaração de todos os integrantes concordando em se reunirem em prol de objetivo comum desprovidos de motivações financeiras.
As associações podem ter um enorme leque de objetivos conforme inciso XVII do artigo . 5º capítulo I, título II, da atual Constituição Federal: ‘’ é plena a liberdade de associação para fins lícitos vedados a de caráter para militar. ’’ O inciso XX do mesmo