TIPOS DE ORGANIZA O DA MANUTEN O
839 palavras
4 páginas
PLANEJAMENTO DAMANUTENÇÃO
TIPOS DE ORGANIZAÇÃO DA
MANUTENÇÃO
Organização da Manutenção:
A tarefa principal da organização da manutenção é associar recursos (humanos, tecnológicos, sobressalentes, ferramentas, informações) para a execução das suas atividades, desta forma, o objetivo da manutenção, segundo Kelly, é:
- Sustentar a custo total mínimo, a planta para que a capacidade de produção desejada, em quantidade e qualidade de saída, possa ser atingida.
Escolha do tipo de organização da manutenção:
A decisão da escolha entre um tipo ou outro é evidente, em função das condições operacionais, administrativas e da concepção física de cada empresa e que são totalmente particulares, divergindo até entre duas empresas
“irmãs” de um mesmo grupo financeiro.
De uma maneira geral, as pequenas empresas (dono à frente de tudo) o tipo de organização da manutenção mais usada é a centralizada. As médias empresas utilizam a centralizada ou a mista de acordo com o lay-out fabril. As grandes empresas adotam a estrutura descentralizada ou mista, também em função da sua concepção física.
A seguir, detalharemos os tipos e as formas de organizações em que a manutenção pode estar inserida.
Os tipos de organizações da manutenção são:
- Centralizada;
- Descentralizada;
- Mista;
- Por Terceiros.
CENTRALIZADA
Todas as atividades de manutenção são executadas por um órgão central autônomo em sua especialidade, totalmente independente das unidades de produção. A organização e controle são centralizados, assim como as oficinas, depósitos, almoxarifados, etc... Os recursos humanos são agrupados por especialidade atendendo as solicitações de todas as áreas de produção.
CENTRALIZADA
VANTAGENS:
- Otimização dos recursos, equipamentos, ferramentas e pessoal.
- Maior flexibilidade no remanejamento de mão-de-obra, em casos de emergência ou de grandes obras prolongadas. - Facilita a implantação e gerenciamento de métodos de organização da manutenção (planejamento, programas de qualidade,