Tipos de negociação
O resultado perde/perde acontece quando nenhuma das partes consegue chegar um acordo comum entre as suas necessidades, os dois lados perdem, caracterizando algum dano para os envolvidos.
Sabendo-se que as negociações são um processo que custa tempo, dinheiro e envolve relacionamentos, há casos onde uma das partes decide que é melhor evitar o conflito durante a negociação e aceita “perder”, deixando de lado seus objetivos.
RESULTADO GANHA/PERDE
É uma situação onde uma das partes consegue o que quer e exclui ou rebaixa as necessidades da outra parte. Em algumas ocasiões o resultado ganha-perde se baseia na fraqueza da outra parte, e presume-se que em longo prazo esse relacionamento irá tornar-se complicado no caso de se ter que novamente, negociar com a outra parte.
Portanto, nesse tipo de negociação enquanto uma parte sai ganhando a outra parte não tem suas necessidades atendidas e sai perdendo.
RESULTADO PERDE/GANHA
A diferença entre quem perde e quem ganha é o “lado da mesa” em que sua empresa se encontra. De certa maneira, igualmente ao resultado ganha/perde, é uma estratégia onde, uma das partes opta por perder a negociação para manter ou ganhar no futuro com esse relacionamento, ou seja, o relacionamento entre as partes se torna mais importante que o resultado em si da negociação. Pois uma perda no curto prazo poderá se transformar em um ganho para longo prazo.
RESULTADO GANHA/GANHA
É quando ambas as partes se satisfazem com os resultados obtidos e a solução do que foi proposto é encontrado. Deve haver um esforço para que se possa alcançar o resultado ganha/ganha, onde as necessidades e objetivos da ambas as partes sejam atendidas, assim, os dois lados sairão da negociação com um sentimento positivo e desejarão negociar novamente entre si.
Para obter esse resultado, devem-se identificar quais os interesses em comum e quais os interesses diferentes a fim de se obter um resultado que irá gerar ganhos para os