Tipos de métodos
É a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado ou um resultado desejado. Nas ciências entende-se por método o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e demonstração da verdade.
É constituído por uma série de passos codificados que se tem de tomar, de forma mais ou menos esquemática para atingir um determinado objetivo cientifico.
Metodologia: é o estudo dos métodos a fim de captar e analisar suas características, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização. É também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
Técnica: é o procedimento ou conjunto de procedimentos que tem como objetivo obter um determinado resultado. Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica.
Procedimento: pode ser entendido como maneira de agir, a sequência de ações ou instruções a serem seguidas para resolver um problema ou efetuar uma tarefa.
No campo jurídico, a doutrina também pode ser chamada de direito cientifico, e consiste nos estudos desenvolvidos pelo vários juristas, que objetivam entender e explicar todos os temas relativos a esta ciência. Busca a explicação e a correta interpretação dos vários institutos e normas, de forma a se obter uma real compreensão de todo o mundo jurídico, servindo de auxilio. (método compilativo).
Teoria é o conhecimento especulativo. É a forma de pensar, entender algum fenômeno a partir da observação.
Métodos de abordagem
Método indutivo: indução é um processo mental por intermédio do qual partindo de dados particulares.
Método dedutivo: parte do geral para o particular. A falha desse método pode estar nas premissas.
Método dialético: a realidade sempre se encontra em movimento.
Método hipotético-indutivo: consiste na construção de conjecturas que devem ser submetidas a testes.
Método