Tipos de métodos afirmativos
Quando nos referimos a objetivos do domínio cognitivo estamos centrados no plano dos processos intelectuais, da aquisição de conhecimento e de informação, da compreensão, análise e resolução de problemas. Estamos no plano cognitivo quando falamos em actividades como identificar, classificar, explicar etc.
Os objetivos do domínio afetivo estão relacionados com atitudes pessoais, valores, emoções e sentimentos. Enquadram-se neste domínio as competências sociais e relacionais, associadas à relação com o outro e com o contexto. Este tipo de competências tem vindo a merecer um reconhecimento crescente no mercado de trabalho. Enquadram-se neste domínio, a capacidade de interiorizar valores e convicções, decidir, criticar, responder, avaliar ou mediar.
Finalmente o domínio psicomotor prende-se com processos sensório-motores, com competências associadas a atividades motoras. A aprendizagem faz-se por modelagem/treino/repetição e tem como objetivo final criar automatismos. Atividades como construir, fazer, manipular, por exemplo, inscrevem-se neste domínio.
Uma ação de formação tenderá, assim, a desenvolver nos indivíduos mais este ou aquele tipo de saber, consoante as exigências das atividades em questão. Esta informação assume uma importância central aquando da definição das estratégias pedagógicas a implementar, bem como na forma como se avalia posteriormente os comportamentos e os resultados finais.
Agregação e sequenciação de acordo com a natureza dos saberes a mobilizar:
A natureza dos saberes a mobilizar pode ainda determinar a agregação dos objectivos de aprendizagem a desenvolver. Neste caso, a equipa de concepção opta por agregar os diferentes saberes, desenvolvendo em momentos distintos, aquando da execução da formação, saberes de natureza cognitiva (Saber); saberes psicomotores (Saber fazer) e saberes sócio afectivos (Saber ser/ estar).
Nota
A criação de módulos exclusivamente teóricos (saber),