Tipos de Motivação
O que é motivação?
Nada mais é do que a força ou impulso que leva os indivíduos a agirem de forma específica.
Como motivar pessoas na teoria
A Pirâmide de necessidades, Maslow
As necessidades fisiológicas seriam as ligadas a salário e benefícios que suprem a necessidade de sobrevivência.
As necessidades de segurança estariam vinculadas a assuntos como segurança no trabalho, como auxílio-doença e planos de previdência, períodos de folga suficientes, proteção contra injustiças e segurança física.
As necessidades sociais estariam vinculadas a um senso de participação, amizade e prestatividade a colegas de trabalho e superiores hierárquicos.
As necessidade de auto-estima podem ser satisfeitas pelo reconhecimento e elogio por parte de supervisores e gerente juntamente com perspectivas de transferência de cargos e promoções.
As necessidades de auto-realização podem ser atingidas quando se proporcionam trabalhos gratificantes e interessantes, nos quais as habilidades são utilizadas de maneira ampla.
A Teoria dos dois fatores de Herzberg
Frederick Herzberg diz que existem dois grupos importantes que motivam equipes de trabalho. (figura 1.2)
Fatores de Higiene: Na verdade não chega a estimular, mas quando o ambiente está tudo organizado e limpo causa satisfação e assim não causa desmotivação das pessoas e com isso deixando-os satisfeito contribui para que outros fatores possam motivá-los.
Herzberg afirmava que, se os Fatores de Higiene estiverem em ordem e forem satisfatórios, cinco fatores-chave podem motivar a equipe: trabalho interessantes o em apresentem desafio; responsabilidade pelas tarefas e deveres realizados; sensação de se ter alcançado algo que valeu a pena; reconhecimento pelo trabalho realizado, pelo empenho e pelo desempenho; e a possibilidade de desenvolvimento pessoal, transferência de cargo e promoção. Herzberg acreditava que o trabalho, em si, é o principal motivador no ambiente de trabalho, e que todas as