Tipos de Memória - Computação
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS-CCT
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
GUILHERME DE OLIVEIRA SANTOS
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES:
Memória
São Luís
2014
GUILHERME DE OLIVEIRA SANTOS
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES:
Memória
São Luís
2014
1.INTRODUÇÃO
Memórias são dispositivos de armazenamento de dados de um sistema. Um exemplo é o uso das memórias em microcomputadores, onde armazenam informações e instruções utilizadas pelo computador
2 TIPOS DE MEMÓRIA
2.1 Memória ROM
As memórias ROM (Read-Only Memory) recebem esse nome porque depois de terem os dados, nelas gravados, só podem ser acessados para sua leitura, não podendo ser apagados, nem alterados, a não ser por procedimentos especiais.
Diferente da memória RAM, ela não é de caráter volátil, ou seja, mesmo na ausência de alimentação, os dados não são apagados.
A ROM é utilizada, normalmente, para armazenar firmwares, softwares que funcionam em hardwares específicos para o qual foram desenvolvidos.
Estes firmwares também controlam as funções mais básicas do dispositivo em que atuam.
Os principais tipos de memória ROM são: PROM, EPROM, EEPROM
2.1.1 Memória PROM
Uma das primeiras memórias do tipo ROM foi a PROM (Programmable
Read--Only Memory). Nesse tipo de memória a gravação de dados é dada por meio de aparelhos que trabalham através de uma reação física com elementos elétricos. Depois de gravados, estes dados não podem mais ser alterados.
São encontradas em jogos de computador e outros componetes que precisam de dados permanentemente gravados.
2.1.2 Memória EPROM
As memórias EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory) têm como diferencial, para os tipos de ROM anteriores, a capacidade de ter dados apagados e, consequentemente, alterados. Isso acontece através de componentes que emitem luz ultravioleta, entretanto nesse processo os dados precisam ser apagados completamente para que,