Tipos de memoria
Pólo Universitário de Volta Redonda
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
Engenharia de Agronegócios
Tipos de Memória
Professor: Fábio
Disciplina: Introdução a Informática
Alunas: Débora Rosa, Evelyn dos Santos e Flaviane de Paula
Março 2011
Introdução
Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.
A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:
Principal: de acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela UCP.
Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta.
O computador só pode identificar a informação através de sua restrita capacidade de distinguir entre dois estados, por exemplo, algo está imantado num sentido ou está imantado no sentido oposto. A uma dessas opções o computador associa o valor 1, e ao outro estado, o valor 0.
Os dígitos 0 e 1 são os únicos elementos do sistema de numeração de base 2, sendo então chamados de dígitos binários, ou abreviadamente, bit. Entenda-se por bit a unidade básica de memória, ou seja, a menor unidade de informação que pode ser armazenada num computador.
1. Memórias
Chama-se “memória” a todos os componentes electrónicos capazes de armazenar temporariamente dados. Distinguem-se assim duas grandes categorias de memórias:
a. Memória Central - Chamada igualmente memória interna que permite memorizar temporariamente os dados aquando da execução dos programas. A memória central é realizada com a ajuda de microcondutores, ou seja circuitos electrónicos especializados rápidos. A memória central corresponde ao que