Tipos de materiais para construção mecânica
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Luis Felipe Paes Rossetto
Instrutor: Edson Krieger
MATERIAS PARA CONSTRUÇÃO MECâNICA
LAGES
2012
Tipos de materiais para construção mecânica
Introdução:
Desde os primórdios da evolução o ser humano utiliza-se de diversos tipos de materiais para a fabricação de utensílios, equipamentos e máquinas. Em ordem crescente de complexidade, pode-se citar alguns exemplos de materiais utilizados pelo homem:
Pedras, madeiras e fibras; Bronze, ferro e outros metais; Borrachas e polímeros; Compostos cerâmicos, novas ligas, materiais compósitos.
A busca do material adequado para uma determinada aplicação pode trazer como resultado uma vasta lista de possibilidades. A escolha deve visar fatores tais como:
Propriedades (mecânicas, físicas, químicas, etc.); Custo; Vida útil; Facilidade de obtenção e manipulação.
A ciência dos materiais busca a relação existente entre a estrutura dos materiais e suas propriedades. A estrutura de um material está relacionada ao arranjo interno de seus componentes, seja ao nível atômico, microscópico ou macroscópico.
A estrutura de um material depende de seu processamento. Havendo alterações estruturais, haverão também modificações nas propriedades do material e, conseqüentemente, em sua performance. * Processamento * Estrutura * Propriedades * Performance * Tratamento térmico do aço (têmpera) * Formação da martensita aumento da dureza * Aumento da resistência ao desgaste
Propriedade dos materiais:
Quando em uso, os materiais estão sujeitos a estímulos externos, os quais causam algum tipo de resposta. As propriedades dos materiais referem-se à magnitude da resposta em relação a determinado estímulo (Quadro 1).
Quadro 1 - Relação estímulo / resposta de algumas propriedades de materiais. Estímulo externo Resposta
Tensões externas Deformação
Aumento de temperatura Dilatação volumétrica
Campo elétrico Resistividade elétrica