TIPOS DE MARKETING
De acordo com Schiffman; Kanuk (2010), Boyd Jr.; Harper; Massy (2008), McCarthy; Perreaul Jr. (2007), Kotler (2005), Campomar; Ikeda (2005) os tipos de marketing mais comuns são:
MARKETING B2B - Marketing business to business é a prática de indivíduos ou organizações, incluindo empresas, governos e instituições, de promoverem os seus produtos ou serviços junto de outras organizações que, por sua vez, irão revendê-los, usá-los como componentes dos seus produtos e serviços, ou para apoiar as suas operações. Como principais características do marketing B2B podemos encontrar poucos, mas grandes compradores, um forte envolvimento entre fornecedor e comprador e, soluções de financiamento.
MARKETING CULTURAL - é considerado, por alguns autores, um resultado do marketing social. O marketing cultural é normalmente realizado através de patrocínios e apoios e assente numa comunicação eficaz.
MARKETING DE CAUSAS - destinado a criar apoio para causas ou comportamentos socialmente desejáveis como doar dinheiro para as crianças necessitadas na África, doar sangue para a Cruz Vermelha e doar tempo para limpar estradas e rios.
MARKETING DE CRIAÇÃO DE NECESSIDADES – este tipo de marketing é mais complicado, pois visa a criação de um produto jamais solicitado, e muito vezes inimaginável, este parte de outro pensamento de que não é a empresa em si que segue o mercado e sim a empresa que dita o rumo do mercado, também chamado de marketing proativo, este também é o tipo de marketing mais agressivo pois trabalha com a abordagem da inovação radical em sua estratégia, ou seja é criação de um produto novo que supra as reais necessidades dos clientes.
MARKETING DE FIDELIZAÇÃO OU DE RETENÇÃO - é uma estratégia para