Tipos de Leitores
Quando falamos em leitor contemplativo, falamos que um leitor calmo, passivo, que tem seu momento todo dedicado à leitura, que ao tocar no livro tem sua primeira leitura. Este tipo de leitor nasceu em uma época que para se ler era necessário silêncio e muita concentração. O fruto desta leitura é uma relação bastante estreita entre livro e leitor, porém sem muito prazer.
Já o leitor movente é um leitor a frente do leitor contemplativo no sentido de tempo. Ele nasceu após o leitor contemplativo e não se enquadrou ao silêncio e concentração extremos do perfil anterior. O leitor movente aprendeu a ler cores e formas, o que o transformou em um ser bastante consumista, já que com isto apareceram os nichos de mercado pronto a atendê-los. Aprendeu a ler um pouco de cada conteúdo, e não necessariamente em um livro e embora tenha se tornado consumista este leitor ganhou em imaginação e uma nova percepção de mundo.
Chegamos então ao leitor imerso, este leitor também conhecido com leitor virtual, pois o mundo dele é virtual, o papel impresso e a vida social não estão muito presentes em sua vida. Contudo, ele mergulha de cabeça em um universo repleto de ambientes a serem lidos, seja ele: uma página, uma chamada de propaganda ou um anúncio colorido. E pode, através de alguns cliques decodificar vários tipos de leitura, o que o torna um leitor