Tipos de leite
Existem três tipos de leite materno, o primeiro leite é chamado colostro. O colostro é espesso e amarelo ajudando o bebê a defender-se contra infecções, a evitar a icterícia (ficar amarelo) e beneficia o trânsito intestinal, pois é laxante. O segundo leite é o de transição, surge entre a primeira e a segunda semana e caracteriza-se pelo elevado grau de gordura. O terceiro leite é o leite maduro ou definitivo e surge a partir do 20º dia, é um liquido branco, sem odor e com sabor doce. O leite materno é a melhor opção para a mãe e para o bebê.
PRINCIPAIS NUTRIENTES ENCONTRADOS NO LEITE MATERNO: Carboidratos Fonte de energia. Os mais importantes são a lactose e os oligossacarídeos prebióticos. Auxiliam na absorção de minerais, especialmente o cálcio
Gorduras Fonte concentrada de energia que provê de 50% a 60% das necessidades do lactente. Fornecem ácidos graxos importantes para o desenvolvimento do cérebro, da retina e dos tecidos nervosos.
Proteína Fonte de aminoácidos e de nitrogênio. Além disso, tem funções específicas como a defesa contra agentes microbiológicos. Também é imprescindível para o desenvolvimento e crescimento do bebê.
Vitaminas e sais minerais Essenciais para o processo de crescimento e desenvolvimento ósseo, cerebral e integridade do sistema imunológico.
Ferro
Essencial na prevenção de anemia
Benefícios do leite materno para o bebê e para a mãe
O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional. Veja mais algumas vantagens:
* O leite materno é de fácil digestão.
* O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarreia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.
* O ato de mamar auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que