Tipos de interacção molecular
O que são interacções do tipo ião – dipolo?
Este tipo de interacções existe quando há atracções e repulsões entre um ião e uma molécula polar, e será mais forte dependendo da força da carga do ião e do momento dipolar da molécula.
Estas soluções, são encontradas, muitas vezes em soluções e é de vital importância para soluções de compostos iónicos e outros electrólitos em líquidos polares, e a atracção pode ser entre:
• Um ião positivo e a extremidade parcialmente negativa de uma molécula polar
• Um ião negativo e a extremidade parcialmente positiva de uma molécula polar O que são interacções dipolo permanente – dipolo permanente? Este tipo de interacções existe entre moléculas polares e manifesta-se com uma atracção de natureza electroestática. Além de forças de atracção, também existem forças de repulsão. As moléculas deste género, por possuírem um dipolo permanente( um polo de carga positiva e outro de carga negativa ) são atraídos um pelo outro, ou seja o módulo positivo de uma molécula é atraído pelo polo negativo de outra molécula e assim sucessivamente. O que são Ligações(Pontes) de Hidrogénio? As pontes de hidrogénio são forças atractivas de natureza electroestática, do tipo dipolo permanente, mas com muito maior intensidade. Estas pontes só podem ocorrer com um certo número de átomos ligados numa sequência particular. Para essa sequência são necessários átomos com elevada electronegatividade.
O que são Interacções dipolo permanente – dipolo instantâneo? Estas interacções, ocorrem entre moléculas, mais propriamente em que uma é polar e a outra é apolar. Por haver um dipolo permanente na molécula polar a distribuição de carga eléctrica na molécula apolar é distorcida, formando um dipolo induzido. E surge então uma atracção entre as moléculas.
O que são Interacções dipolo instantâneo – dipolo induzido(dispersão de London)? Estas forças atractivas,