Tipos de inteligência
ESPM - MBA EM MARKETING EAD
BUSINESS INTELLIGENCE
Caso Banco do Brasil:
O Banco do Brasil conseguiu através do SAS uma redução de custos e riscos utilizando uma inteligência defensiva.
A partir dessa abordagem o Banco do Brasil conseguirá uma melhor visibilidade de seu próprio negócio, podendo aplicar sua estratégia baseada nos dados adquiridos.
No entanto a personalisação do atendimento aos clientes a utilização da inteligencia comparativa consegue identificar novos potenciais segmentos oferecendo cada vez mais serviços personalizados. Isso o colocará na frente dos seus concorrentes aumentando sua gama de serviços e produtos.
Caso Pepsi
A Pepsi que utilizou o sistema STATISTICA Enterprise de análise e gestão de dados. Isso foi refletido na empresa através de corte de gastos e aumento da sua produtividade com uma inteligência Competitiva Comparativa o que a deixa numa posição de poder analisar os dados coletados anteriormente sempre com o objetivo de aplicar uma estratégia que melhora a qualidade dos seus produtos. Já que é possível agregar novos parâmentros dentro desse sistema uma inteligência competitiva proativa a médio e longo prazo abre um leque de possibilidades de desenvolvimento de novos produtos e oportunidades. Caso Spaipa
Através dos dados coletados pelo software SAS a Spaipa conseguiu desenvolver estratégias focada nas vendas e na redução de custos, aumentando assim sua margem de lucro. Uma estratégia nesse momento seria uma inteligência Proativa que consegue dar continuidade e uma segurança adquirida através dos dados adquiridos. Com o conhecimento do perfil do consumo dos clientes a criação de ações específicas e pontuais para cada cidade/região na qual atuam, utilizando uma abordagem que leva em conta o histórico dos seus consumidores adquirindo assim mais dados que indique a necessidade de novas estratégias a médio e longo prazo.
Caso Pão de Açucar
O Pão de Açucar optou pela aborgagem proativa , com a implementação das