Tipos de inteligência segundo Gardner
Durante muito tempo acreditou-se que a inteligência era algo que poderia ser detectado através de testes e que uma pessoa poderia ser comparada a outra através de resultados de testes de QI, o famoso coeficiente de inteligência. Porém muitos passaram a questionar o resultado dos testes de QI por que muitas vezes pessoas extremamente inteligentes obtinham baixo desempenho.
A partir de então, pesquisadores de diversas áreas procuraram entender o que vai além da inteligência demostrada em um resultado de teste e passaram a considerar outros fatores como disciplina, persistência e relacionamento interpessoal e perceberam que na verdade não existe um único tipo de inteligência, e cada um tem predominantemente um tipo ou um grupo e através de prática muitas vezes pode se desenvolver outros tipos de inteligência.
O responsável por essa teoria é o psicologo Howar Gardner. Na sua pesquisa ele defende a existência de 7 tipos de inteligência e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro de si. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros. 1. Inteligência Lingüística
Quem possui a inteligência linguística predominante demostra maior capacidade oral e escrita de se expressar. Normalmente elas são pessoas atentas e possuem facilidade para compreender o ponto de vista dos outros. Relacionado ao lado esquerdo do cérebro essas pessoas possuem grande facilidade de se expressar.
2. Inteligência Lógica
Pessoas com esse perfil de inteligência tem facilidade para memorização e também para lidar com matemática e lógica em geral. Elas possuem visão rápida para a solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. Normalmente são pessoas organizadas e com grande disciplina. É uma inteligência relacionada ao lado direito do cérebro. 3. Inteligência Motora
A inteligência motora está relacionada a